Dicas da Rosa Garden e Organize Eventos para a decoração

Escolher uma paleta de cores para o casamento não é nada de impossível. Basta alguma inspiração, algumas regras e muita dose de planeamento, para conseguirem um resultado que torne o seu casamento unicamente especial.

Pensem em cor
Comecem pelo início: juntos, cheguem a um consenso acerca de uma única cor favorita; pode ser verde musgo, bege champanhe, café com leite, púrpura, diversos tons de amarelo… Se não têm ideia alguma, então procurem inspiração. Podem por exemplo, inspirarem-se nas tendências de acordo com cada estação do ano.

Simples: usem o espectro das cores!
A roda das cores é uma boa ajuda para selecionar uma paleta de cores. Basta selecionarem uma cor e verificarem quais são as cores complementares, ou opostas. As cores opostas (uma em cada lado do espectro) dão ênfase à cor mais dominante. Se pretenderem uma paleta mais neutra (monocromática) apenas terão de seleccionar uma das cores e adicionar mais branco ou mais preto. Desta forma conseguirão as diversas variantes da cor, criando um ambiente com diversos tons da mesma cor. Por exemplo: se selecionarem o azul, poderão ir do azul-escuro até ao mais claro. Para conseguirem profundidade na decoração, o uso de cores monocromáticas é uma boa forma de o fazerem.

Inspirem-se em quem sabe
Embora não pareça óbvio, as revistas de decoração e de moda são excelentes para conseguirem chegar às cores da decoração do casamento. Embora o artigo ou a imagem da revista possa mencionar uma divisão da casa ou roupas, poderão pegar nessas ideias, nos tons das mesmas, e aplicá-los a toda a decoração do casamento. Outra boa fonte de combinação de cores são os catálogos das principais marcas de tinta que usualmente oferecem sugestões de cores complementares ou de cores que dão ênfase a outras.

Inspirem-se em tecidos
Por vezes, a inspiração da paleta de cores a ser usada no casamento pode advir de um simples tecido como um vestido, uma camisa, ou simplesmente a visita a uma loja de tecidos. Não têm de utilizar o tecido em si, mas podem inspirar-se nos padrões e nas cores que foram utilizadas para a sua construção, e aplicar essas cores no casamento.

Usem os recursos on-line
Quer sejam sites de decoração on-line, quer sejam sites de construção de websites que ajudam os designers a seleccionar as cores que melhor combinam, e apresentam distintas combinações que o olho humano considera serem harmoniosas, são todas boas fontes de dicas para conseguirem a paleta de cores perfeita. Aproveitem a informação oferecida e facilmente acessível para fazerem do vosso casamento um evento personalizado e único.

Decidam se pretendem uma cor dominante
Podem coordenar cores, ou podem escolher uma cor dominante. Se optarem por mais do que uma cor, não se esqueçam de dar uma olhada à roda das cores para coordenarem as cores de forma a conseguirem o contraste pretendido.

Se pretendem uma cor dominante, então é importante que decidam qual será essa cor dominante e quais vão ser as complementares. As cores complementares podem ser neutras, em tons monocromáticos. Uma cor dominante pode ser realçada por uma percentagem maior de cores menos expressivas, dando ênfase a essa cor. Por exemplo, se gostam de verde poderão manter um aspeto monocromático, onde diversos tons de verde se conjugam com um tom de pérola como cor base neutra. Não se esqueçam que depois de definirem a cor dominante, e terem o esquema de cores preparado, terão a tarefa de decidir como e onde a vão colocar em destaque.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Rolar para cima